Cientistas israelenses pesquisam equipamento para ver através do vidro acidato

Privacidade parcial promovida pelos vidros acidatos e outros materiais opacos pode ser contornada com equipamentos que recriam imagens distorcidas.

Tomar banho sabendo que ninguém pode ver através dos vidros acidatos de uma janela de banheiro ou de um box pode estar se tornando coisa do passado. Os investigadores Ori Katz, Eran Small e Yaron Silberberg do Weizmann Institute of Science, Rehovot, Israel, desenvolveram um método para “desdispersar a luz” para formar imagens coerentes em tempo real.

Em outras palavras, eles encontraram uma maneira de olhar através de cortinas de chuveiro, vidros foscos e outros materiais que desfocam a imagem, tornando-as opacas. A técnica poderá um dia ajudar os cientistas a ver através de tecidos vivos ou cantos.

Dispersão e “desdispersão de imagens

Vidro acidato, cortina pláticas opacas e outros materiais que promovem privacidade parcial não são opacos, mas não podemos ver através deles porque eles dispersam a luz de modo que qualquer imagem vista através deles fica irremediavelmente desfocada. Uma lente comum não é boa porque apenas amplia e foca uma imagem borrada que permanece borrada.

O que é necessário é uma forma de desdispersar a luz, o que a equipe de Weizmann consegue através do uso da tecnologia de “modelagem de frente de onda”. Isto permite-lhes não só recriar imagens desfocadas, mas também fazê-lo em três dimensões e em tempo real.

Modulando fase e intensidade

A técnica envolve pegar a luz espalhada e passá-la através de um Modulador de Luz Espacial (SPL). Isso pode parecer assustador, mas um SPL é um dispositivo comum encontrado em retroprojetores para exibir imagens de computador. Funciona modulando a fase e a intensidade da luz. Na modelagem da frente de onda, o SPL pega o vidro fosco ou outro meio de dispersão de luz e usa a modulação para transformá-lo em uma lente de dispersão de luz com uma distância focal conhecida.

u seja, em vez de ter uma grande imagem difusa, você obtém muitas pequenas imagens difusas focadas. Estas pequenas imagens interferem umas nas outras para produzir um “efeito de memória” que recria a imagem original. Isso é então passado por um filtro passa-banda que remove comprimentos de onda ópticos indesejados e aprimora a imagem, que uma lente pode então focar.

Aplicações práticas

Esta tecnologia pode não só tornar os boxes de banheiros acidatos transparentes, mas também recriar em tempo real imagens refletidas nas paredes que de outra forma seriam invisíveis, para que possa efetivamente “ver” em torno dos cantos.

As aplicações práticas para esta visão de raios X na vida real são consideráveis. Na aviação, nas forças armadas e no combate a incêndios, pode ser usado para ver através da neblina e da fumaça. Os médicos podem usá-lo para ver através dos tecidos, o que é especialmente importante para a microscopia. Além disso, os astrônomos seriam beneficiados porque a eliminação de imagens neutralizaria os problemas de tentar ver claramente através da turbulência atmosférica.

A desvantagem dessa tecnologia é que ela também funciona em janelas de vidro fosco de banheiros e cortinas de chuveiro, caso algum dia esteja disponível para o público geral.

Fonte de pesquisa: Weizmann Institute of Science / Nature Photonics 

Abra o WhatsApp
Olá podemos ajudar?
Olá podemos ajudar?