A solução dos muros de vidro está conquistando o mundo. Trata-se ótimo recurso para separar e proteger com beleza, discrição e elegância, sem prejuízo aos pássaros e preservando a privacidade.
Diversos monumentos históricos e atrações turísticas por todo o mundo estão sendo protegidos com muros de vidro. Esse recurso tem sido bastante utilizado também em obras de alto padrão, demonstrando que se trata de uma tendência. Nesse contexto, os muros montados com o vidro temperado acidato apresentam diversas vantagens. Confira nesta matéria.
Principais vantagens dos muros de vidros
Muros separam, protegem e reservam espaços. E, se fizerem isso de forma discreta, sustentável, duradoura e decorativa, tornam-se a solução perfeita. É por esses motivos que os muros de vidros fazem tanto sucesso em todo o mundo. E, mais recentemente, vemos se destacar os muros montados com vidro temperado acidato.
Algumas vantagens associadas aos muros de vidro são a facilidade de montagem e de limpeza. Eles podem ser montados rapidamente, sem desperdício de material, sem sujeira e de diversas formas. E, após instalados, podem ser limpos sem complicações, mesmo quando pichados.
Mas é no aspecto ecológico que está a novidade.
O vidro se mantém em estado de novo por décadas. Além disso dispensa as manutenções periódicas que um vidro de alvenaria, por exemplo, exigiria. Além de ser 100% reciclável no caso de quebras.
Outra vantagem que o muro de vidro promove é de permitir a vigilância de todo o entorno das casas, impedindo a ocultação de meliantes, tanto externamente, com também internamente.
Muros também inibem tentativas de bandidos de pular sobre ele, devido ao medo natural que as pessoas têm do vidro.
A opção de quebra-lo também geralmente é descartada, visto que esse ato produz muito barulho, chamando a atenção de vizinhos ou vigilantes.
Desvantagens contornáveis
Geralmente as principais desvantagens dos muros de vidros são a perda da privacidade interna. E também porque, na versão transparente, ou quando se utiliza o vidro refletivo, essa escolha pode facilitar o choque de pássaros contra ele. Porém, são problemas facilmente contornáveis com a utilização dos vidros acidatos.
Os vidros acidatos podem ser temperados ou laminados. Eles possuem aparência fosca, impedindo a visão total, porém, permitindo a passagem da luz.
Além disso, possui a característica exclusiva de ser aveludado ao toque, sendo oferecido, pela única fabricante nacional, a Aci.Datos, na versão fosca produzida com vidro comum, fosca produzida com vidros ExtraClear e as foscas com tonalidades cinza, bronze e verde.
Muro de vidro é seguro?
A resposta é sim, desde que não sejam utilizados vidros comuns. De acordo com a norma técnica da ABNT NBR 7199, que aborda os vidros aplicados na construção civil, podem ser usados em muros de vidros os temperados (incluindo acidatos temperados) e também os laminados de acidatos.
Resumindo: o muro de vidro é seguro contra invasões, por ser um material resistente e que inspira medo nas pessoas. E porque só podem ser quebrados emitindo alto som.
Também são seguros no sentido de evitarem acidentes com ferimentos, pois os vidros de segurança laminados ou temperados possuem características especiais para essa finalidade.
Os temperados são cinco vezes mais resistentes que o vidro comum e quebram-se em pedaços pequenos e pouco cortantes. Já os laminados mantêm os cacos presos em um intercalador de polímero interno, permitindo que o vão permaneça preservado, mesmo em caso de quebra.
Como o muro de vidro deve ser planejado e montado?
É recomendável que o muro de vidro temperado acidato seja pensado e planejado logo no início do projeto. Porém, nada impede que ele seja adotado em reformas posteriores.
A mais simples e econômica forma de se montar muros de vidros é intercalando vidro e colunas de concreto, com o vidro repousando sobre perfis de alumínio. Porém, o vidro pode ser sustentado em torres e ferragens de inox, em ferragens de alumínio, em caixilhos montados especialmente para recebe-los, em ferragens metálicas ou de polímero vidro-alvenaria, repousando sobre madeiras e de diversas outras formas.
Em qualquer uma dessas instalações recomenda-se que a borda superior fique exposta, para inibir invasões pelo medo natural que as pessoas têm desse material.
Muro como barreira ao som
Muro de vidro acidato é capaz de barrar parte do som, porém, esse desempenho acústico depende da forma como o muro é montado. Se esse isolamento acústico da rua é um ponto fundamental, é importante saber que o vidro possui muita massa, com desempenho semelhante a um muro de alvenaria nesse quesito.
Porém, assim como na alvenaria, o muro deve evitar frestas de passagem do som, geralmente sustentado em três lados. E, caso um desempenho maior seja desejável, recomenda-se a utilização de vidros laminados nessa montagem.
Quanto mais espesso o vidro, maior será sua resistência e melhor ele irá barrar o som. Quanto maior for cada peça de vidro utilizada na composição do muro, mais espesso deve ser. Como referência, no caso de vidro temperado acidato, por exemplo, recomenda-se a utilização da espessura de 10 mm para uma peça com até 2000 x 1500 mm.
Borda superior exposta de laminados
Teoricamente vidros laminados podem ser utilizados com bordas expostas, porém, os profissionais do vidro nacionais têm recomendado que esse vidro laminado seja produzido com EVA de boa qualidade, ao invés do tradicional PVB.
Sobre a Aci.Datos
A Aci.Datos é uma empresa curitibana que se destaca no cenário nacional por ser a única fabricante de vidros acidatos e argentatos.
O processo de produção dos vidros acidatos inclui a acidação da superfície com ácido, em ambiente industrial controlado.
A empresa não vende diretamente a consumidores finais, mas atua em praticamente todo o Brasil através de transformadores de vidros, distribuidores e vidraçarias.
Para saber mais sobre nós, visite nosso site!