Vidros translúcidos ou opacos em construções e seus benefícios

Os processos de fabricação e beneficiamentos de vidros vêm apresentando cada vez mais evoluções tecnológicas significativas, especialmente em seus tratamentos superficiais, dimensões e aparências. Em meio a essas evoluções, foram surgindo diversas opções de materiais transparentes e, com isso, novos vidros translúcidos no mercado de vidros nacional.

O vidro translúcido é composto por um vidro plano, contendo pelo menos uma superfície irregular, sendo conhecido por vedar a transparência de uma forma que garanta uma boa luminosidade nos ambientes em que estiver presente. É o caso dos vidros impressos com pequenas estampas, por exemplo.

A utilização de vidros translúcidos ou opacos se torna cada vez mais presente no design de ambientes e na arquitetura, já que pode oferecer ao ambiente uma boa luminosidade com garantia de privacidade.

– Locais de aplicação de vidros translúcidos ou opacos

Podendo ser aplicados em diversos tipos de cômodos, os vidros translúcidos ou opacos são mais presentes em portas, tampos, boxes para banheiros, janelas, fachadas e divisórias. Em algumas dessas aplicações ele precisa ter espessura adequada e ser temperado, para suportar sua instalação através de furações.

É, ainda, muito utilizado em apartamentos, casas e hotéis para criar-se ambientes personalizados, além de ser ideal para criar separações de ambientes pequenos, sendo possível dividir os cômodos de maneira mais harmônica e sem bloqueio da luz natural.

– Vantagens dos vidros translúcidos ou opacos

O vidro translúcido, ao contrário do vidro transparente, possui uma superfície fosca, o que pode proporcionar uma visibilidade mais perceptível, tornando o ambiente melhor para lugares frequentados por crianças, idosos ou pessoas com problemas de visão, evitando possíveis acidentes.

Por possuir uma superfície menos transparente, o vidro translúcido também pode garantir mais privacidade para o ambiente, impedindo que quem está do lado de fora tenha uma visão completa do que está acontecendo dentro do ambiente aplicado.

– Qual é o melhor tipo de vidro translúcido ou opaco?

É possível encontrar diversos tipos de vidros translúcidos ou opacos, porém, aquele que mais tem atraído a atenção dos designers é o vidro acidato. Esse produto possui um toque aveludado, além de não juntar sujeira e não ficar marcado com gordura ou sujeira das mãos, como acontece com o vidro jateado – outro tipo de vidro translúcido encontrado no mercado.

Em seu processo de produção, o vidro acidato é submetido a um processo de acidação, ou seja, uma imersão em ácido apropriado, sendo obtido assim um vidro fosco com aspecto de translucidez que torna ambientes agradáveis e não ofuscantes, com muita elegância.

Por mais que também seja um tipo de vidro translúcido, o vidro jateado é produzido a partir da dispersão de grãos de areia ou outros materiais corrosivos, com uma força maior em sua superfície, o que acaba causando microlascas. Por isso, possui um aspecto mais texturizado, causando acúmulo de sujeira, o que não acontece com o acidato, por ser inteiramente homogêneo, facilitando sua limpeza.

Outras vantagens do acidato

Além das vantagens citadas, também é possível, com a utilização do vidro acidato:

– Fácil limpeza e higienização;

– Transmissão de luz natural adequada aos ambientes;

– Garantia de luz translúcida e agradável ao trabalho, sem ofuscações;

– Possibilidade de se temperar, laminar ou curvar as chapas de acidatos;

– Sua acidação pode ser feita no laqueado (ou pintado) branco, preto ou outras cores a sua escolha ou, ainda, em espelhos – criando o vidro argentato (bronze, fumê ou prata).

As cores mais comuns encontradas em vidros acidatos são incolor, que possui um aspecto esbranquiçado, extra clear e o fumê. Também é possível encontra-lo nas cores verde, cinza (ou fumê) e bronze.

Ainda, o vidro acidato pode ser laminado, temperado ou aplicado na forma monolítica, porque é fornecido com espessuras que podem variar de 4 mm a 19 mm, sendo que os mais finos podem ser usados para acabamentos que não necessitem de tanta resistência. A partir da espessura de 6 mm, até 10 mm os vidros são temperados e aplicados em boxes e portas.

Sensação de amplitude

É muito utilizado em aplicações de divisórias para separação de ambientes corporativos, isso porque oferece a luminosidade necessária e a sensação de amplitude do vidro com o benefício da privacidade necessária para reuniões importantes, tornando-se perfeito para o ambiente.

Vale ressaltar, ainda, que esse tipo de vidro é perfeito para aplicação de divisórias entre o espaço da cozinha e área de serviços, já que ao mesmo tempo que impede o acúmulo de gorduras na superfície, ele também não sofrerá com dados causados pela umidade.

Produção brasileira

Aqui, na empresa curitibana Aci-Datos, a produção de vidros acidatos é feita de forma ecológica, com licenciamento de diversos órgãos de fiscalização, além de possuirmos uma produção nacional com qualidade internacional, garantindo assim a melhor qualidade e comprometimento na entrega de nossos produtos. Nós oferecemos vidros acidatos da melhor qualidade com opções nas cores bronze, verde, fumê e incolor.

A Aci-Datos é uma empresa brasileira, mas com fórmulas internacionais para produção especializada dos conhecidos vidros acidatos italianos. Fundada em 2010, hoje, operamos com planta própria, na cidade paranaense de Curitiba.

O vidro acidato é capaz de unir todas as características já encontradas em outros tipos de vidros: funcionalidade, praticidade e beleza – tudo em uma única peça, de maneira única. Assim, pode oferecer a melhor qualidade possível quando o objetivo é se ter vidros translúcidos ou opacos nos ambientes.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente agora mesmo e solicite um orçamento!

Abra o WhatsApp
Olá podemos ajudar?
Olá podemos ajudar?